Pular para o conteúdo principal

POR QUE O DÓLAR TURISMO É MAIS CARO QUE O DÓLAR COMERCIAL?


Já reparou que, ao ir numa casa de câmbio, o preço para comprar dólar para viajar, não é o mesmo que consta em diversas ferramentas para acompanhar o valor da moeda americana?


Isso acontece porque o dólar comercial tem uma cotação diferente da moeda usada pelas pessoas para viajar. O dólar comercial vale para as empresas e bancos que fazem transações no mercado de câmbio, como exportação, importação, transferências financeiras.

Já o dólar turismo é usado para compra de passagens aéreas de empresas estrangeiras e demais despesas relacionadas a viagens. É esse câmbio também que os consumidores pagam quando compram algo no exterior, ou mesmo quando compram produtos de outros países em sites estrangeiros.

Por que dólar turismo é mais caro?

O preço pago pelo dólar considera custos administrativos e financeiros. Um dos motivos para ser mais caro é que as pessoas físicas compram volumes menores que as empresas e outros bancos, então, os custos administrativos, proporcionalmente, são maiores nessas operações. Mas há ainda as taxas de transação das corretoras, além do próprio lucro da casa de câmbio.

Por que o turista não pode comprar dólar comercial?
É proibido pelo Banco Central. “A regulamentação impede o turista de fazer uma compra pelo dólar comercial”, explica o professor Cláudio Carvajal, da FIAP. O BC tem regras para compra e venda tanto do dólar comercial quanto do turismo.
Por Karina Trevizan, G1, São Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VEJA O QUE FAZ O DÓLAR SUBIR OU CAIR EM RELAÇÃO AO REAL O valor do dólar muda todos os dias – e várias vezes por dia. Mas por que existe tanta oscilação no mercado de câmbio? O câmbio é o preço da moeda como mercadoria. Ou seja, ele indica quantos reais são necessários para comprar um dólar. O que define o câmbio? Muitos fatores podem determinar a valorização ou queda da moeda dos Estados Unidos em relação ao real. Mas o principal deles é a relação entre oferta e demanda. Por isso, para entender por que o dólar sobe ou desce é preciso observar o que faz a oferta e a procura de dólares no Brasil aumentar ou diminuir. O que pode fazer o dólar cair em relação ao real? Superávit comercial: quando o Brasil vende mais produtos no exterior, as empresas brasileiras recebem pagamento em dólar. Quando ele importa, as empresas precisam de dólar para pagar seus fornecedores, ou seja, aumenta a demanda por dólar. Quando há um superávit comercial – exportações acima das importações – o fluxo

QUAIS SÃO OS IMPOSTOS INCIDENTES SOBRE AS OPERAÇÕES DE CÂMBIO?

Quais são os impostos incidentes sobre as operações de Câmbio? Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) Esse imposto é pago por pessoas físicas e jurídicas (empresas) que efetuarem operações de crédito, câmbio, seguro ou operações relativas a títulos ou valores mobiliários. A alíquota aplicada é de 0,38% sobre as remessas internacionais entre diferentes titulares e de 1,1% para diferentes titulares. Na compra de papel moeda estrangeira em espécie, o valor do IOF também é de 1,1%; para o uso de cartão de crédito, débito, pré-pago ou traveler cheque é de 6,38%. Outros impostos – Remessas específicas Na maioria das remessas, só há cobrança do IOF. Em transferências mais específicas, podem surgir outros impostos, os quais seguem abaixo: • Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) Algumas finalidades de Remessa, como a contratação de serviços e pagamentos para fins turísticos, por exemplo, são exemplos onde esse imposto é aplicado. Quando há incidência de Imposto de Ren